terça-feira, 10 de maio de 2011

AOS TRANCOS E BARRANCOS - COMO O BRASIL DEU NO QUE DEU

    Mineiro de Montes Claros, DARCY RIBEIRO é autor de uma obra das mais importantes de nossa cultura. Seus Estudos de antropologia da civilização correm mundo, em sucessivas edições. Como romancista esvreveu Maíra e A utopia selvagem, que a crítica consagrou como marcos da literatura brasileira contemporânea.
    Aos trancos e barrancos é um livro ousado. Segundo o próprio Darcy, o livro é " muito louco " Ele acreditava que "ninguém sabia (principalmente os jovens) o que aconteceu a este país nos primeiros oitenta anos do século vinte. A idéia do livro é tentar explicar por que o Brasil não deu certo. O país é isso porque decisões malandras foram tomadas. Há uma classe dominante infecunda mancomunada para manter este país atado ao atraso".
    O livro é uma cronologia crítica da história brasileira, que se lê com gosto. Carregado de ironia, Aos trancos e barrancos é a confirmação de um pensamento indignado e original, cujo único interesse á ajudar a passar o Brasil a limpo, tornando-o efetivamente "a província mais bonita da terra".
    É um livro que vale a pena ler, pois nos faz pensar sobre o que poderia ter dado certo e não deu. Por isso é a mais uma dica do PAPO DE ARTE de boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário