segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quem foi e o que escreveu - ANTOINE DE SAINT-EXUPERY

    ANTOINE MARIE ROGER DE SAINT-EXUPÉRY, terceio filho do Conde Jean de Saint-Exupéry e de Marie de Fonscolombe, nascido em 1900 em Lyon na França, descobre aos 12 anos sua vocação, ao voar pela primeira vez num balão.
    Piloto civil aos 21 anos, aos 26 passa a integrar a equipe de pioneiros, que em pequenos aparelhos a hélice e sem conforto ou pressurização, vai sobrevoar o Saara e à cadeia andina para levar à Africa e a América do Sul o correio aéreo da Europa.
    E como une ao desassombro do aviador e do aventureiro as qualidades de escritor, imortaliza em seus livros a epopéia desses primeiros desbravadores dos céus.
    " Assim Mermoz havia decifrado as areias, a montanha, a noite e o mar. havia soçobrado mais de uma vez nas areias, nas montanhas, na noite, no mar. E sempre que voltava era para partir outra vez. "
    " Se objetásseis a Mermoz, quando ele mergulhava para a vertente chilena dos Andes, com sua vitória no coração, que ele se enganava e que a carta de um negociante não valia a sua vida, ele se riria de vós. A verdade era o homem que nascia nele quando ele transpunha os Andes. "
    Essa á a história contada em Terra dos Homens, gande prêmio de Literatura da Academia Francesa. escrito em 1939 e que já vendeu cerca de 4 milhões de exemplares só na França. História de homens como Mermoz e Guilaumet, que enfrentaram os desertos, os picos e os ares a bordo de pré-históricos e legendários aviões, sujeitos aos ventos e às tempestades, a avarias e miragens apenas porque é preciso " lançar ponte atravéz da noite", porque a grandeza do homem " é a de sentir-se responsável " (...), " sentir, colocando a sua pedra, que contribui para construir o mundo. "
    A Segunda Grande Guerra encontra Saint-Exupéry com 39 anos. O veterano piloto alista-se, mas é designado para o ensino técnico. Os anos seguintes são de luta constante pelo direito de voar, mesmo tendo ultrapassado o limite de idade.
    Poucos anos antes do fim do conflíto mundial, aos 44 anos, ele sobrevoa pela última vez o mar, sabendo que ao regressar não poderá, como Mormoz, partir outra vez. Significativamente, seu avião é abatido por um caça alemãos e ele jamais retornará à base.
    Saint-exupéry, mundialmente conhecido como o autor de O pequeno príncipe, livro traduzido para 40 idiomas, escreveu também Correio Sul, Vôo noturno ( prêmio Femina de 1931), Escritos de Guerra, Cidadela e um Sentido para a vida.
    Com um pouco de SAINT-EXUPÉRY, começamos o nosso PAPO DE ARTE. Espero que tenham gostado. Voltaremos em breve com outro PAPO DE ARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário